Tuesday, April 21, 2009

O livro

Bem, eu adoro ler. Quando passo muito tempo sem pegar num livro sinto-me mal, como se faltasse algo, é uma fome... é uma sede... para mim é uma necessidade fisiológica. Preciso de um livro para funcionar. E tenho aqui uns quantos, mas infelizmente nem sempre há aquela inspiração... sim porque para ler também é preciso inspiração. Há quem lhe chame vontade, mas para mim não é bem isso... porque duma certa maneira estou sempre a ler... é preciso estar no espírito...
Apesar de ter o que ler, não é para esses temas que estou virada... mas aquela sede, aquela fome... sinto-a dentro de mim... aliado a isso está a minha maluquice lol em que sinto que a história decorre sem mim, então a não ser que vá ler tudo de uma vez também fico maçada de demorar muito tempo... e o medo de tudo se passar sem mim... lol. E depois, o pior de tudo... a tristeza de me despedir daquele lugar, das personagens... quando o livro acaba é um momento muito melancólico para mim.

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive, e, não tendo acção em si mesmo move os ânimos e causa grandes efeitos"
Padre António Vieira

Um livro é um amigo, é um lugar seguro. Posso sempre contar com ele. Posso aprender, viajar, conhecer novas pessoas, novos lugares, mudar tudo e não mudar nada, leva-me ao mais profundo lugar da terra e à mais alta montanha, guia-me por estrelas, constelações, e pelos mares da terra.

Não há nada que goste mais de fazer e que me faça sentir tão em sintonia com tudo.

... além de ser óptimo para ganhar vocabulário :p

1 comment:

paulo da ponte said...

Ler e escrever são actos da mais absoluta humanidade.
Há pessoas dentro dos livros. A predisposição para a leitura ou para a escrita é também para mim um mistério. Não só é preciso estar com uma certa inspiração como (acredito eu) é necessário o "momento" certo para ler, ou criar(seja a escrita ou outra qualquer forma de arte).